6 de setembro de 2011

O poder dos Tokusatsus [2/100 ou não^^]

Bom nerds estou de volta para falar dos Tokusatsus, nesse post falaremos sobre os gêneros, as principais produtoras e quem sabe não falarei sobre Ultraman...henshin!!!

Quando o pessoal fala em Tokusatsus (que aparti de agora vou chamar apenas de Toku) o que vem na mente e Changeman, Cybercops, Jaspion, Jiraya entre outros, mas nem tudo e a mesma coisa e cada um deles tem um gênero e algumas brigas de fã (nerds ao extremo) pelos seu Toku favorito, vamos para as classificações.

Sentai/Super Sentai

São séries nas quais equipes de três a cinco guerreiros, cada um vestindo um uniforme de cor diferente, defendem a Terra das forças do mal(como sempre). Criado em 1975 por Shotaro Ishinomori e produzido pela Toe Company o nome Sentai reinou até 1979 mas depois que os primeiros gupos (J.A.K.Q. e Goranger) começaram a possuir veículos mecânicos que se transformam em Mechas (robôs) o nome mudou para Super Sentai. Nos Eua os SS ficaram muitos famosos mas tiveram o nome Super Sentai trocados para aquele que também ficaria marcado para todo o sempre os Power Rangers. Os sentais mais famosos são: J.A.K.Q., Goranger, Goggle V, Esquadrão Relâmpago Changeman, Maskman e os Power Rangers.

J.A.K.Q

Mighty Morphin Power Rangers


Metal-Hero


A premissa básica era um jovem que usava uma armadura metálica de última geração para combater uma organização maligna que ameaçasse a paz na Terra(De novo ?). Produzido também pela Toe os Metais-heros eram considerados uma grande inovação do Tokusatsu à época de sua criação, o gênero sofreu grandes e variadas modificações no decorrer dos anos, sofrendo um severo desgaste que culminou com o seu fim em 1997. O primeiro de sua linhagem foi o Detetive Espacial Gyaban em 1982 e depois trouxe consigo todos os outros Policiais do Espaço: Sharivan, Shaider e Jaspion. Como o tema estava ficando repetitivo eles decidiram inovar, foi ae que surgiram Metalder, Jiraiya e Jiban sendo esses dois últimos os mais queridos da galera. Veio então a segunda trilogia dentro do gênero, os Rescue Heroes, composta das séries Winspector, Solbrain e Exceedraft. Mas como nem tudo são flores a grandiosa saga dos Metal-heros se encerra em 1997 com B-Fighter Kabuto. No Brasil, foi o gênero que teve mais séries exibidas, desde Gyaban até Solbrain: Gyaban, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.

Jiban

Jaspion

Jiraiya


Ultraman

Isso mesmo ele não e apenas um e sim um gênero, Ultraman conta a história de uma família de guerreiros que vieram da Nebulosa M-78 e procuram um hospedeiro humano na Terra (na verdade eles sempre batem nas naves do hospedeiro o matando)para poder combater os monstros alienígenas que querem invadir o planeta. Os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante. No entanto, nem todas as séries do género possuem seres Ultra, como a pioneira Ultra Q (1966). No Brasil, foram exibidas Ultraman, Ultra Seven, Ultraman Jack e Ultraman Tiga, sendo o Ultraman "Hayata".

Ultraman "Hayata"


Kamen Rider

Criado por Shotaro Ishinomori em 1969, Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso em mangá. Adaptado para a televisão em 1971, teve diversas versões noutras séries e gerou uma franquia próprio. Ficou fora da televisão por 11 anos, porém, após a morte de seu criador, retornou ao novo milénio reformulado e com diversas inovações em relação à premissa original.Os Kamen Riders têm por característica serem super-heróis com uma roupa (atualmente uma armadura) de gafanhoto e possuirem uma moto. No mangá de Ishinomori, o Kamen Rider é um guerreiro solitário, frio e amargurado, pois foi transformado em um monstro contra a sua vontade e é rejeitado pela sociedade que protege. Porém, esse conceito foi abandonado na série de TV, a fim de que que as crianças se identificassem mais com o herói. Os primeiros Riders (Kamen Rider a Kamen Rider Super-1 e Kamen Rider ZX) eram jovens transformados em ciborgues (kaizo ningen no original, ou "humanos remodelados"). Em Black, Black RX, Shin, ZO e J, os heróis eram mutantes transformados organicamente em decorrência de alguma experiência em seus corpos. Já os Riders atuais (Kuuga até então) vestem armaduras baseadas não só em gafanhotos, mas em diferentes espécies de insetos e outros animais. No Brasil, as únicas séries exibidas foram Kamen Rider Black e sua continuação, Kamen Rider Black RX.


Kamen Rider Black


Esses são os gêneros mais famosos de Toku, espero que vocês tenham gostado e não percam no proximo post falarei especificamente de Ultraman...então não percam!!

Um comentário:

Maxdara disse...

ola amigo sou do blog nerd-project e queria pergunta se vc quer faser parceria comigo bom eu sei q é chato pedir por comentario mais eu não encontrei nenhum lugar ou email para contato se tiver ta ai meu email
maxdara1@hotmail.com é msn tbm caso vc queira add
blog
http://nerd-project.blogspot.com/